segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Os profissionais de limpeza e de merenda tem direito a adicionais insalubres e periculosos?




O Gari que varre rua tem direito a adicional de insalubridade e de periculosidade?

Conforme o artigo 192 da Consolidação das Leis do Trabalho, o Profissional Gari tem direito ao grau máximo do Adicional de Insalubridade, Ou seja, 40% em cima do salário mínimo.

Salário minímo 465,00 reais
Salário de insalubridade máxima 186,00 reais
Total do salário= 651,00 reais

A merendeira tem direito a insalubridade?

Na verdade a profissão de merendeira por se só, não indica que seja merecedora de insalubridade, o ambiente sim é que classifica aquele funcionário como agente em riscos insalubres ou periculosos. Por Exemplo: Existem cozinhas onde a limpeza e a segurança são respeitadas, nestes lugares o trabalho desenvolvido pela a cozinheira(merendeira) não está propício a insalubridade, mas existem ambientes de cozinhas bastante insalubres e perigosos de se trabalhar, então é necessário uma análise bem mais complexa, feita por um profissional em segurança do trabalho podendo ele fazer um diagnóstico do ambiente de trabalho do profissional.

5 comentários:

Anônimo disse...

A EMPRESA QUE MINHA MÃE TRABALHA COMPRA MATERIAIS INADEQUADOS PARA A LIMPEZA DA COZINHA E MINHA MÃE CONTRAIU UM REUMATISMO MUITO FORTE E ESTÁ DE LICENÇA MEDICA ELA TEM DIREITO DE INSALUBRIDADE?

Anônimo disse...

gostaria de saber se quem trabalha em cozinha de supermercado tem direito a insalubridade? trabalho como auxiliar de cozinha mexo bastante com forno e sempre estou entrando na camara fria pois todos os recheios dos salgados estao guardados la vc acha que tenho direito?

Anônimo disse...

com certeza sim, mexer em forno e ao mesmo tempo no frio,só pode resultar em reumatismo,e a limpeza é feita com agentes quimícos, por exemplo cândida, clóro e similares, por isso vc deve lutar por seus direitos.

Anônimo disse...

Sou merendeiro de escola mexo com produto de limpeza passo muito tempo na beira do forno trabalho com panelas quentes todos o dias tenho dereito?
Se eu tever como eu faço para ter meus direito?

Anônimo disse...

Eu trabalho em uma escola e faço merenda em panelas enormes, já me queimei varias vezes. Eu tenho direito a Insalubridade????

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...