AM: Vanessa ultrapassa Arthur Virgílio na disputa pelo Senado

http://www.forumcontrapirataria.org/v1/adm/data/UserFiles/VANESSA%20GRAZZIOTIN.jpgA terceira pesquisa Ibope de intenções de voto divulgada no Amazonas indica, pela primeira vez nestas eleições, vantagem de cinco pontos percentuais da deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB) sobre o senador Arthur Virgílio Neto (PSDB) na disputa para o Senado.



Pela pesquisa mais recente, o ex-governador Eduardo Braga (PMDB) permaneceu na liderança 80% das intenções no Estado, Vanessa assumiu a segunda posição com 39% e, se as eleições fossem hoje, estaria eleita. De acordo com a sondagem. Arthur Virgílio aparece em terceiro, com 34% das intenções, e ficaria de fora da próxima legislatura no Senado.

Nas duas pesquisas Ibope anteriores, o tucano aparecia logo atrás do ex-governador do Amazonas Eduardo Braga (PMDB), em segundo lugar. Em comparação com o resultado da sondagem anterior, o ex-governador perdeu sete pontos percentuais na pesquisa estimulada. Vanessa, que havia perdido quatro pontos percentuais, agora ganhou dez pontos. O senador tucano registrou a maior queda, de 17 pontos percentuais entre as duas últimas pesquisas.

O candidato do PDT, senador Jéferson Praia, ficou com 9% e a candidata do PT, Marilene Corrêa obteve 5% das intenções de voto na pesquisa mais recente. Os demais candidatos não foram citados. Nessa pesquisa, o percentual de indecisos foi de 12% e o de brancos e nulos 2%.

Governo
O governador e candidato à reeleição Omar Aziz (PMN) aparece novamente na liderança da disputa pelo governo, com 53% das intenções de voto da consulta estimulada, à frente do senador e ex-ministro dos Transportes Alfredo Nascimento (PR), que obteve 32% das intenções.

O vereador Hissa Abrahão (PPS), único candidato ao governo a apoiar José Serra (PSDB) no Amazonas, teve 2% das intenções de voto. Os candidatos Herbert Amazonas (PSTU) e Luis Navarro (PCB) tiveram 1% das intenções de voto, cada. Luís Carlos Sena (PSol) não pontuou. O percentual de indecisos foi de 8% e brancos e nulos somaram 2% das intenções.

A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 13 de setembro de 2010. Foram entrevistados 812 eleitores. A margem de erro da pesquisa foi de três pontos percentuais. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 29.651/2010 e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AM) sob número 25.558/2010.

Raphael Cortezão
Direto de Manaus

Comentários