Até o meio dia desta quarta-feira Açude do Jatobá captou 1,20m de lâmina d’água

Até o meio dia desta quarta-feira, dia 19 de março, o Açude do Jatobá tinha conseguido aumentar sua lâmina d’água em 1,20m (um metro e vinte). O volume de água desse manancial está sendo acompanhado de forma ansiosa pelos patoenses, já que o mesmo secou completamente com os dois últimos anos de seca.   

O Jatobá, que já foi o principal açude no abastecimento da cidade de Patos, teve sua construção em 1952 no governo de José Américo e sangrou pela primeira vez no dia 25 de março de 1960.

Possui uma capacidade de armazenamento de água de 17 milhões de m³ e está localizado às margens da rodovia na saída para Teixeira, próximo ao campus da UFCG.

É o mais antigo reservatório de Patos e o mais popular, vários bairros cresceram às suas margens, a exemplo Alto da Tubiba, Mutirão, Nova Conquista e o próprio bairro do Jatobá

Suas águas possuem uma importância grande, também para a agricultura, pois são utilizadas para irrigar algumas culturas agrícolas que abastecem principalmente a população de Patos e da vizinha cidade São José do Bonfim.


Fotos  da postagem



  •  
  •  

  •  
  •  
Fonte: Patosonline

Comentários