O Professor ourobranquense Erinaldo Alves avalia de forma positiva encontro em Brasília

Professor Erinaldo Alves, da Escola Padre Jerônimo Lawen, de Santa Luzia,  avaliou de forma positiva o encontro presencial do Programa Missão Pedagógico no Parlamento, realizado em Brasília, capital do Brasil, no mês de junho. 
 
Confira o texto do professor: 
 
O programa é uma iniciativa da Câmara dos Deputados com propósito de motivar e capacitar docentes brasileiros para que, junto à sociedade civil organizada, possam dialogar sobre práticas educativas, norteadoras de uma sociedade de sujeitos críticos e participativos do processo democrático, fundada nos valores de cooperação mútua, do bem comum e da justiça social.
 
Toda a organização do programa recebeu grau de excelência, desde a precisão no envio dos bilhetes aéreos, a recepção no aeroporto, à gestão de hotelaria, o translado para os anexos do Congresso Nacional, o prazeroso Tour Cívico pela capital federal, os palestrantes de renomado gabarito, como o ProfessorJúlio Roberto de Souza Pinto e ProfessorJosé Francisco de Almeida Pacheco.
 
Temáticas como, “O Parlamento e sua Dinâmica Política”; O Legislativo como Tema Transversal em Educação para Democracia”; “Educação Humanizadora – Múltiplos Olhares” e “Educação Fiscal” foram basilares para a desconstrução de antigos pré-conceitos. Temáticas essas atreladas às oficinas de elaboração dos projetos que serão aplicados nas escolas do país (dentre as oficinas: Instituições políticas contemporâneas).
 
Outra atividade bastante proveitosa foi o momento em que os 54 professores foram investidos Deputados Federais, por esta ação puderam simular o embate de ideias em torno da PEC182/2007 que trata da tão sonhada Reforma Política. Temas como; Financiamento de Campanha, Sistema Eleitoral, Reeleição, Coincidência das Eleições e Voto Facultativo foram bastante discutidos durante a simulação do Trabalho das Comissões.
 
O contato e entrevistas com os Assessores Parlamentares, Deputados Federais e Senadores da República foi outra ação de grande importância para se compreender a dinâmica diária das instituições políticas que regem o país.
 
É um trabalho que exige bastante persistência, disponibilidade e, sobretudo gosto pela temática, caso contrário o professor corre o risco de não chegar ao fim da formação. Tenho certeza que o conhecimento adquirido trará avanços significativos para nossa prática docente. Espero que outros professores possam sentir-se encorajados com esta experiência e com isso se inscrever  nas  próximas edições.
 
Fonte: Sertao1

Comentários