Teste nuclear da Coreia do Norte causou forte tremor de terra

http://images-cdn.impresa.pt/expresso/2016-01-06-ABALO-centro-meteorologico-da-Coreia-do-Sul-ondas-sismicas-Coreia-do-Norte?v=w620h395

O abalo, registrado pelo serviço meteorológico sul-coreano, assim como pelo Centro Sismológico da Europa, Serviço Geológico dos Estados Unidos e agência meteorológica japonesa, ocorreu no local de de quatro ensaios nucleares anteriores do regime.

A Coreia do Norte confirmou, entretanto, ter levado a cabo "com sucesso" um quinto ensaio nuclear, informou a televisão oficial norte-coreana, no dia em que o país celebra o 68.º aniversário da sua fundação.

A confirmação do ensaio nuclear surge depois de Seul ter dito que este foi o teste mais potente alguma vez realizado por Pyongyang.

O anúncio foi apresentado pela locutora Ri Chun-hee, num breve espaço informativo especial emitido pela televisão estatal KCTV por volta das 13:00 locais (04:30 em Lisboa).

O teste confirma que uma ogiva nuclear pode ser instalada em mísseis balísticos, segundo a televisão norte-coreana.

"O nosso (...) partido enviou uma mensagem de felicitações aos nossos cientistas nucleares (...) por terem conseguido levar a cabo um ensaio de explosão de uma ogiva nuclear", disse a locutora.

Jornal Notícias

Comentários