Mobilização nacional de coleta de pneus continua nos municípios do RN


Mobilização nacional de coleta de pneus continua nos municípios do RN
A mobilização nacional de coleta de pneus, lançada pelo Ministério da Saúde, no período de 19 a 23/09, continua sendo realizada no Rio Grande do Norte com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através da Sala de Situação e Diretorias Regionais de Saúde, além das Secretarias Municipais de Saúde e dos Serviços de Limpeza Urbana. A ação está contando com a participação da RECICLANIP, empresa fabricante de pneus, que faz o recolhimento nos Eco pontos, localizados estrategicamente em municípios polos.

O caminhão da transportadora já passou recolhendo pneus nos Eco pontos da Grande Natal (Natal, Parnamirim, Macaíba e São Gonçalo). Existem Eco pontos funcionando normalmente nos municípios de Canguaretama (I Região), Apodi e Mossoró (II Região), João Câmara, Macau e Lajes (III Região), Caicó e Currais Novos (IV Região), Santa Cruz (V Região), Pau dos Ferros (VI Região).

A Sala de Situação da Sesap informa às pessoas que têm pneus em casa, ou próximos, devem levá-los aos pontos móveis de coleta do seu município que os remove até os Eco Pontos. Por lei, a indústria é obrigada a recolher e reciclar seus produtos após a vida útil. Segundo dados de 2015, a reciclagem atingiu 93,7% da meta estabelecida pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente.

O objetivo do Ministério da Saúde é eliminar possíveis focos do mosquito Aedes adgypti nos pneus, que podem acumular água e favorecer a proliferação do mosquito. “Como estamos em um período de baixa sazonalidade, já estamos atuando na prevenção de uma epidemia em nossos municípios”, afirma a técnica Thaisa Dulce Santos de Lima, responsável pela Sala de Situação.

Comentários