História: Transporte de mercadorias em Ouro Branco e o primeiro caminhão do município.

Segundo informações repassadas pelo pesquisador Fabrício Lucena,  o primeiro caminhão de Ouro Branco foi adquirido em 1932 por Chico Zuza em parceria com José Nunes de Figueiredo. Os dois ourobranquenses compraram o caminhão na concessionária Chevrolet de Natal. Essa concessionária pertencia a Seu Bila (Severino Alves Bila), que também tinha morado aqui em Ouro Branco e tinha uma tropa de Burros, posteriormente se tornou o homem mais rico do RN (Na época). Seu Bila foi quem inaugurou a primeira concessionária de caminhões Chevrolet em Natal.

"Até o início da década de 30 todo transporte de mercadorias era feito pelos tropeiros aqui em Ouro Branco, o pai de Maria João Bode era um dos mais importantes só que seu Chico Zuza e José Nunes de Figueiredo saíram na frente, ou melhor dizendo, acompanharam a modernidade, pois viram que as tropas de burros iam ficar obsoletas pois não tinham como concorrer com caminhões muito mais rápidos. Os dois compraram um caminhão já em 1932, depois compraram vários, já os outros tropeiros que não tiveram essa visão ficaram pra trás chegando ao final da vida com necessidades, embora tenham sido pessoas de grande poder aquisitivo no auge do comércio feito pelas tropas de burros." Disse Fabrício.

Na foto Deza filho de Chico Zuza e irmão do atual vice-prefeito Dr,. Araújo em um dos quatro caminhões comprados pelo seu pai.
No período da construção do açude Itans, Chico Zuza trazia mercadorias no seu primeiro caminhão e revendia no barracão lá no Itans, além de abastecer o comércio local.

Com informações de Fabrício Lucena.

Comentários