Denúncia: dejetos de fossas são lançados às margens do rio Quipauá

Desejos das fossas descendo às margens do rio Quipauá
Recebemos na manhã desta quarta-feira (21) uma denúncia de que dejetos de fossas estavam sendo jogados as margens do rio Quipauá, nas proximidades da rua Valentim Lopes.

Segundo foi colhido junto aos moradores da referida rua, que fica próximo ao Destacamento de Polícia, casas estariam sendo construidas sem fossas sépticas, lançando os dejetos da fossas diretamente no rio Quipauá.

Um dos moradores da rua Valetim Lopes, Sargento Galdino, procurou o blog e denunciou o crime ambiental. 

Segundo o Sgt Galdino, o mau cheiro proveniente do esgoto que segue com os dejetos das fossas, que vem das casas recém construídas, está insuportável. Os moradores dizem que vão denunciar o caso a Secretaria de Saúde para tomar as medidas cabíveis.

CAERN

 A responsável pelo esgotamento público no estado do Rio Grande do Norte, a Companhia de Águas e Esgotos do RN (CAERN), não tem atendido os pequenos município, sobrando para as prefeituras fiscalizar e procurar meios para tratar todo o esgoto gerado pelas residências da zona urbana.

Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB)


Em 14 de novembro de 2013 foi realizada no plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Ouro Branco-RN, uma audiência pública onde as autoridades, representantes da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN), e da sociedade civil organizada, reuniram-se para a realização da Elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), destinado à universalização e à administração dos serviços públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário no âmbito do município de Ouro Branco.

Prefeitura

Segundo informações repassadas pela administração municipal, a partir da elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico elaborado pelos presentes em audiência pública, foi confeccionado um projeto para o saneamento básico do município. A prefeitura aguarda liberação da verba para dar início a licitação e posteriormente construção da obra que será de grande importância para os munícipes.

Fiscalização

Cabe a prefeitura, de imediato, a fiscalização das obras e construções públicas e/ou privadas no sentido de orientar os responsáveis para dar destino aos dejetos das fossas de forma correta, ou seja, construção de fossas sépticas.

Fossas Sépticas para a Saúde Pública

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, as fossas sépticas não são apenas uma forma de se manter o esgoto das residências embaixo da terra e onde não possam incomodar as pessoas. Apesar de seu uso ser bem antigo, elas são consideradas até hoje a melhor estação de tratamento de esgoto domiciliar que existe.

 

Comentários