Geólogo garante que o Sítio Arqueológico Pedra Lavrada pertence 100% a Ouro Branco

Em conversa com o Geólogo ourobranquense Arnóbio Souza, a respeito da polêmica matéria, "Vereadora reivindica território ourobranquense para o município de São José do Sabugi - PB"   , o mesmo ficou bastante surpreso com a proposição da parlamentar paraibana, haja vista não restar dúvidas que a área territorial onde o Sítio Arqueológico Pedra Lavra se encontra pertence ao município de Ouro Branco - RN.

Segundo  Arnóbio, o principal órgão de reconhecimento territorial do país afirma que o sítio Arqueológico Pedra Lavrada pertence a Ouro Branco. A área questionada pela vereadora é demarcada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) como sendo território 100% ourobranquense. O geólogo lembra também que existe vários trabalhos científicos elaborados por profissionais das mais diversas áreas da ciência que reconhecem a área sendo território do Estado do Rio Grande do Norte.

O próprio Arnóbio Souza publicou, juntamente com  Mycarla Lucena, geógrafa e doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente, um trabalho na Conferência da Terra, no Chile, no ano 2016, sobre o sítio arqueológico, onde demonstra os limites dos municípios e a localização do sitio Pedra Lavrada situado em território Ourobranquense. 


Os limites de Ouro Branco com o município de São Jose do Sabugi são os acidentes geográficos: Serra Redonda e Serra da Raposa, uma linha reta.




Comentários