Pesquisador já alertava autoridades sobre cuidados com o sítio arqueológico de Ouro Branco desde 2011.

http://3.bp.blogspot.com/-miE4z2RdUC0/TnZIrizYEmI/AAAAAAAAAp0/5cQ7sA1kCOk/s400/EU.jpgO pesquisador patoense, José Ozildo dos Santos, historiador de formação e apaixonado pela arqueologia, esteve em Ouro Branco em 2011, em visita ao sítio Riacho Verde para estudar as figuras rupestres feitas nas pedras daquela localidade, conhecida por sítio Arqueológico Pedra Lavrada. 

A convite do vereador Genildo Medeiros, o pesquisador analisou as figuras e as citou em um livro escrito por ele e patrocinado pelo vereador ourobranquense. Na oportunidade Ozildo procurou as autoridades e alertou-as sobre a necessidade de valorizar e preservar de forma consciente e responsável, tão importante sítio arqueológico. De lá para cá nada foi feito pelo poder público, apenas alguns pesquisadores e estudiosos continuaram a frequentar o local.

publicado pelo historiador José Ozildo dos Santos, no ano de 2011:

O presente trabalho descreve o Sítio Arqueológico da Pedra Lavrada, localizado na Comunidade Riacho Verde, no município de Ouro Branco, Estado do Rio Grande do Norte. O referido Sítio Arqueológico é composto por formações rochosas em granitos e se encontra no leito do Rio Raposa, sendo composto por gravuras rupestres.

Os principais caracteres que compõem o referido sítio encontram-se localizados na parte interna e externa de uma espécie de caldeirão, no meio do referido curso d'água.

Por sua dimensão e número de caracteres, o Sítio Arqueológico da Pedra Lavrada, de Ouro Branco, constitui-se num dos principais patrimônios arqueológicos do Seridó norteriograndense. Por isso precisa ser conhecido para ser valorizado e preservado de forma consciente e responsável.
http://1.bp.blogspot.com/-Fp2SI2-vYh4/TvYrBOWP3lI/AAAAAAAAAzk/iWLg7kDozzI/s1600/OURO+BRANCO+3.jpg http://2.bp.blogspot.com/-6z2BtMrpyHM/TvYq0UoI50I/AAAAAAAAAzY/eAKmiyLqrdg/s1600/OURO+BRANCO+2.jpg

Comentários