Reservatório de Sertânia não corre risco de desabamento

 


O Ministério da Integração Nacional informou, em nota, que registrou, na manhã desta sexta-feira (3), um vazamento no reservatório Barreiro, localizado em Sertânia (PE), entre as estações de bombeamento 5 e 6 (EBV-5 e EBV-6) do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco.

De acordo com a avaliação técnica do Ministério da Integração, não há risco de desabamento do reservatório e caminhões podem circular na área para trabalhar na contenção do vazamento. A previsão é de que o problema seja solucionado neste sábado (4).

Cerca de 60 famílias de 10 comunidades da região foram removidas por técnicos ambientais para áreas seguras. Um ginásio, uma escola municipal, um salão paroquial e o canteiro de obras do Projeto São Francisco na comunidade de Rio da Barra são usados para abrigar os moradores.

A empresa responsável pelas obras do Projeto São Francisco na região providenciou kits de ajuda emergencial com colchonetes, material de higiene e mantimentos às famílias prejudicadas.

As obras do reservatório Barreiro foram iniciadas em março de 2014 e finalizadas em setembro de 2015. O início do enchimento se deu em 25 de fevereiro deste ano e a saída das águas pela estrutura de controle aconteceu no dia 27 do mesmo mês, totalizando dois dias de enchimento. Sua capacidade é de 2.612.000 m³.

Comentários