Projeto do IDEMA em parceiria com a prefeitura proporcionou conhecimento as crianças, jovens, adultos e idosos em Ouro Branco

O Projeto “Meu Município Meu Ambiente”, desenvolvido pelo Governo do Estado, através do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema, realizou ações em nossa cidade de terça(13) a quinta feira (15). 

Com o objetivo de auxiliar no planejamento de educação ambiental dos municípios do RN e a formação de agentes multiplicadores, o projeto atua junto aos gestores municipais, alunos e professores da rede pública de ensino, além de ONGs e associações comunitárias.

A comunidade e em especial os alunos de Ouro Branco participaram ativamente das oficinas, palestras e cinema ecológico, onde além de adquirir conhecimentos ambientais, aprenderam sobre a consciência em criar condições melhores de convivência em grupo. 

Na quarta à noite, aconteceu a abertura do projeto, com evento na tenda. Contando com participação da prefeita doutora Fátima, vereadores, secretários municipais, diretores das escolas, professores, alunos e comunidade em geral deram Boas Vindas à equipe do IDEMA. 

O articulador municipal do Selo UNICEF - Reinaldo Freitas juntamente com o mobilizador Yvison e adolescentes do NUCAOB apresentaram dinâmica cultural. 

A prefeita doutora Fátima comentou sobre a importância do projeto ser desenvolvido na cidade e pediu para que todos participem ativamente e sejam agentes multiplicadores nessa meta de responsabilidade que é cuidar do meio ambiente. 

Em Ouro Branco foram desenvolvidas oficinas de confecção de Sabão ecológico, reutilizando o óleo de cozinha usado em frituras; Puffs feitos com garrafas pet e Garrafas de vidro decorativas e ainda a oficina Etnobotânica na sede da Secretaria de Assistência Social.

No CMEI Kleyse Medeiros de Araújo, foram oferecidas para mães e professores oficinas de Brinquedos com materiais reaproveitáveis.

E na Escola Municipal José Nunes de Figueiredo (EMJONF), a oficina de Sensibilização em Meio ambiental para Professores, alunos, garis, profissionais da saúde e NUCAOB. 

Durante o dia, os alunos das escolas seguiam uma programação para visitar a tenda montada no Largo Monsenhor Ernesto, onde aprendiam sobre diversos tipos de animais, plantas no Museu Itinerante. 

Nas noites de Quarta e Quinta feira foram apresentados na tenda, através do cinema ecológico, os filmes O LORAX e VIDA DE INSETO. 

 

Oficina de Sensibilização em Meio Ambiental 

 




Dentro do Projeto MEU MUNICÍPIO, MEU AMBIENTE realizado pelo IDEMA em Ouro Branco, foi oferecida a oficina de Sensiblização em Meio ambiental para Garis, professores, alunos, profissionais da saúde, CMDCA, Conselheiros tutelares e NUCAOB.

As instrutoras responsáveis por essa oficina foram Silvana Gomes, Marina e Stephanni do IDEMA. 

Além de palestra na EMJONF, na quarta feira com turmas pela manhã e à tarde, a equipe fez aula de campo na quinta feira (15) na Horta no açude Esguicho - Horta de Edmundo Junior e Kaká. 

Já no Conjunto Habitacional José Pereira, a equipe vai trabalhar a Sensibilização e Conscientização para arborização de árvores frutíferas e a equipe da saúde fará conforme gerenciamento do SUS o poder das ervas medicinais. 

Idosos do SCFV participam de Oficina Etnobotânica

 



Os idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos participaram da Oficina Etnobotânica com a instrutora Silvana Gomes - Do IDEMA, na sede da Secretaria de Assistência Social na tarde de quinta feira (15).

A Etnobotâncica é ramo da botânica que estuda o uso das plantas pelos povos. Através de conversa bem humorada, puderam trocar experiências e receitas com plantas e ervas para tratamento e prevenção de várias doenças. 

Silvana também deu exemplos de chás e os horários corretos de tomar para utilizar o máximo de benefícios. 

ASCOM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ouro Branco está de luto: Morre aos 36 anos o ourobranquense Adílio Santos

Ouro Branco: Crianças de 6 e 7 anos estão desaparecidas

Ourobranquense passa em medicina em duas faculdades