Joaquim Barbosa irá se filiar ao PSB e pode concorrer à presidência

 Resultado de imagem para barbosa joaqyuim psb
 
Após quase seis meses de negociações, o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa, enfim, acertou sua filiação ao PSB. A intenção do partido é lançá-lo a pré-candidato a presidente da República nas próximas semanas. O acordo foi feito na manhã dessa quinta-feira (29), após reunião com o presidente nacional da sigla, Carlos Siqueira, e com o deputado federal Alessandro Molon (PSB-RJ), que migrou da Rede para o partido no último mês.

Para assinar a filiação, Barbosa teria exigido algumas condições do partido, como não fazer coligações e alianças com políticos investigados pela Justiça, e não aceitar doações de empresas investigadas.

“Agora vamos partir para outra etapa, que é construir a candidatura ao Planalto. Cada coisa a seu tempo”, disse o deputado federal Júlio Delgado (PSB-MG), líder do partido na Câmara. O mineiro participou das negociações com o ex-ministro – parte dos encontros entre a cúpula da legenda e Barbosa, inclusive, aconteceu na casa de Delgado em Brasília. Por conta de uma pneumonia, o mineiro não esteve presente no encontro decisivo dessa quinta-feira (29).

Nacionalmente, a aposta do PSB é retomar o aspecto de esquerda historicamente ligado ao partido. Este “resgate ideológico” da legenda tem sido feito principalmente por Carlos Siqueira, maior entusiasta da candidatura de Barbosa desde o início das negociações.

Na avaliação do presidente da legenda, Barbosa se apresenta como uma figura pública anticorrupção, séria e com tom de renovação na política. Por conta disso, o agora presidenciável teria votos não apenas da esquerda, como também de eleitores que tradicionalmente seguiriam candidatos de direita, como o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL-RJ).

De acordo com interlocutores ligados ao PSB, o ex-ministro José Dirceu (PT), que cumpre prisão domiciliar em São Paulo, teria alertado lideranças petistas para o potencial de crescimento da candidatura do ex-presidente do STF.
 

Joaquim Barbosa deve se filiar ao PSB para disputar Presidência - InfoMoney
Veja mais em: http://www.infomoney.com.br/mercados/politica/noticia/7353747/joaquim-barbosa-deve-filiar-psb-para-disputar-presidencia
Barbosa e dirigentes da legenda estavam em contato há meses, mas havia resistência tanto por parte do ex-ministro em se filiar quanto de quadros internos do PSB que não queriam apostar em uma candidatura própria.
Todos os que querem concorrer nas eleições de outubro precisam, até o dia 7 de abril, estar filiados a algum partido político. É provavelmente nesta data que Barbosa, que adiou sua decisão para o momento final, deve oficializar sua entrada no PSB.
De acordo com o jornal O Globo , a legenda já considera internamente que o ex-juiz do STF será o nome do PSB para disputar o Planalto.

PSB desembarca

Apoiador do impeachment de Dilma Rousseff (PT) e tendo votado junto do governo Temer em alguns momentos cruciais, como na PEC do teto dos gastos e na reforma trabalhista, o partido resolveu se distanciar das legendas de direita e centro e voltar às suas origens esquerdistas tendo em vista as eleições de outubro.
Fonte: Último Segundo - iG @ http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2018-03-30/joaquim-barbosa-filiacao-psb.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ouro Branco está de luto: Morre aos 36 anos o ourobranquense Adílio Santos

Edital do Concurso da Prefeitura de Ouro Branco-RN publicado!