PF prende prefeito, vice e cinco vereadores de Cabedelo-PB

 Prefeito de cidade da Paraíba e 5 vereadores são presos
O prefeito do município paraibano de Cabedelo, Leto Viana (PRP), e cinco vereadores da cidade foram presos na manhã desta terça-feira (3) pela Polícia Federal.

Os políticos são alvo da operação Xeque-Mate, deflagrada em conjunto com o Gaeco (Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado) do Ministério Público da Paraíba.

A Polícia Federal informou em nota que operação objetiva desarticular um esquema de corrupção na administração do município, localizado na região da Grande João Pessoa.
Cerca de 200 policiais federais cumprem 11 mandados de prisão preventivas, 15 de sequestros de imóveis e 36 de busca e apreensão expedidos pelo Tribunal de Justiça da Paraíba.

Além dos mandados, a Justiça decretou o afastamento cautelar do cargo de 85 servidores públicos, entre eles o vice-prefeito, Flávio Oliveira (PRP) e o presidente da Câmara Municipal, Lúcio José (PRP).

A operação aponta que as autoridades públicas se beneficiavam de um esquema criminoso, que elevou seus patrimônios acima das rendas. "Somente na aquisição de imóveis nos últimos cinco anos, verificou-se que um agente político envolvido movimentou mais de R$ 10 milhões à margem do sistema financeiro oficial", informou a PF.

As investigações detectaram também funcionários fantasmas da prefeitura e da Câmara Municipal que recebiam salários de até R$ 20.000 e entregavam a maior parte do dinheiro para aos políticos envolvidos no esquema.

"Foram constatadas ainda doações fraudulentas de imóveis do patrimônio público municipal, bem localizados e de alto valor, para empresários locais sem que houvesse critérios objetivos para a escolha do beneficiado", diz a nota da PF.

Os envolvidos vão responder por formação de organização criminosa, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e fraude licitatória.
Fonte: ODestak
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (3), a Operação Xeque-Mate, que busca desarticular um esquema de corrupção que acontecia dentro da administração pública do município de Cabedelo , localizado na região da Grande João Pessoa, na Paraíba. Fonte: Último Segundo - iG @ http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2018-04-03/operacao-xeque-mate-cabedelo.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ouro Branco está de luto: Morre aos 36 anos o ourobranquense Adílio Santos

Edital do Concurso da Prefeitura de Ouro Branco-RN publicado!